Reproduçâo

Reprodução:

O mais fácil seria adquirir um bom casal e já se tentar de início a sua reprodução, porém, alto custo e raridade de casais à venda dificultam muito este processo.

Adquirir peixes pequenos quatro meses de vida, engordá-los até a fase adulta, e tentar a formação de um ou mais casais.

Para tentar a reprodução do disco com boas chanses de sucesso, é necessário que você já tenha tido outras boas experiências na reprodução de outros cichlídeos como "acará-bandeira" ou "kribensis" por exemplo.

Esta maneira além de ser mais econômica faz com que você já aprenda a proporcionar o crescimento dos discos.

O casal reprodutor escolherá um canto bem protegido e iniciará o ritual de acasalamento.

Normalmente isto se dá num tronco, tubo do filtro, e até mesmo no vidro do aquário.

Após a desova, o casal cuidará dos ovos oxigenando, limpando e retirando aqueles que sejam atacados por fungos.

Els eclodem em mais ou menos 72 horas, e os filhotes começarão a nadar após mais 72 horas, dependendo da temperatura.

O casal cuidará da prole e os alevinos se alimentarão de um muco produzido na pele dos adultos, propiciando ao espectador uma cena maravilhosa de difícil descrição.

Os náuplios de artêmia podem ser introduzidos no sétimo dia, em quantidades pequenas e com um mês a prole pode ser retirada do aquário liberando o casal para um merecido descanso.

A ninhada deverá ser dividida em mais aquários dependendo da quantidade, facilitando assim o crescimento dos pequenos discos.


 

Muitos peixes tropicais reproduzem-se na estação das chuvas. Quando chove as corrente fluem, a dureza da água desce e existem trovões e relâmpagos. Criadores aventureiros podem tentar grandes mudanças de água com água menos mineralizada, salpicos de água para simular a chuva, correntes fortes com bombas e mesmo flashes de luzes e ruídos altos. Mudanças de temperatura também estimulam a reprodução, assim como alterações no tempo de luz diurna.